“O gênio que escrevia com números” em lançamento

The fame of Karlovy Vary thermals
23 de março de 2015
Brasil inova e traz 12 cores de pele para sala de aula em giz de cera
27 de março de 2015
Exibir tudo

“O gênio que escrevia com números” é o primeiro livro de ficção de Luiz Ernesto Wanke e o quinto a ser lançado por este professor e escritor  que estará no  dia 31 de março, a partir das 18h30, na Livraria da Vila, em Curitiba, para noite de autógrafos.  Autor de quatro livros sobre história, Brasil Chinês, O Grito do Ipiranga-Segundo Pedro Américo, Piás de Hitler, Malvinas: O dia que vimos a guerra começar, Luiz Ernesto segue a tradição da família – irmão de Eno Theodoro Wanke (1929-2001), poeta e escritor paranaense.

Eno 2

Eno Theodoro Wanke. Foto internet do blog Pedro Mello

Um pouco da sensação do autor sobre o porquê de se  embrenhar pelos caminhos da ficção pode ser vivenciada no artigo Gênese de uma História, publicado no PanHoramarte. Diferente da pesquisa histórica do livro Brasil Chinês, que defende a origem oriental de nossos índios e de fatos analisados em “O Grito do Ipiranga – segundo Pedro Américo”, que  é  um livro  rápido de ler, curioso  e dirigido aos  interessados em saber mais sobre o que pensava o pintor  brasileiro no momento em que pintou a mais conhecida  cena  sobre a independência do Brasil, na ficção, Luiz Ernesto discorre sua prosa em lembranças reinventadas pelas histórias da infância vivida em liberdade no bairro Olarias, de Ponta-Grossa, interior do Paraná.

1551556_733672229977506_1599500187_n

Luiz Ernesto Wanke recebeu o sinal de  sua bisavó, e assim como outros descendentes levaram adiante o Legado de Marie. Pelas palavras, o autor faz com que o gosto pela leitura tão expresso na história ancestral permaneça no tempo de geração a geração. Já disse um dia Lygia Fagundes Telles: “A palavra é a ponte que o escritor lança para o seu próximo. Eu estendo a ponte e digo: venha”,  Tributo a Marie. O autor atravessou a ponte e construiu sua própria e agora diz: venham!

Informações úteis:

Lançamento do livro “O gênio que escrevia com números”

Data: 31 de março

Local e hora: Livraria da Vila Shopping Batel, das 18h30 às 21h.

Endereço:Avenida do Batel, 1868, loja 314, piso L3

Saiba mais pelo e-mail:profwanke@hotmail.com ou em sua página no Facebook

 

 

Comentários Facebook

comentarios

Mari Weigert
Mari Weigert
Mari Weigert é jornalista com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou na área de cultura, como jornalista oficial do Governo do Paraná. Durante um ano participou das aulas de Crítica de arte de Maria Letizia Proietti e Orieta Rossi, na Sapienza Università, em Roma como aluna ouvinte. Acredita que as palavras bem escritas educam e seduzem pelos seus significados que se revelam na poética da vida. *IN ITALIANO (Mari Weigert è giornalista e perfezionata in Storia dell' Arte per la Embap, del Brasile. Durante un anno è stato alunna di Critica d'Arte, alla Sapienza Università di Roma. Crede nelle parole ben scritte che seducono per le sue significate in cui rivelano la poetica della vita.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.