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As aparições mágicas de Galeano

A primeira vez que ouvi falar de Eduardo  Galeano foi num congestionamento. Eu tinha 17 anos e estava prestes a cursar jornalismo. No carro, um velho amigo ponderou: você não pode entrar no curso sem ler “As veias abertas da América Latina”. Perguntei por que e ele, enfático, respondeu: como iniciar no jornalismo sem ler um grande jornalista? Pareceu-me justo, mas não fazia ideia de quem seria o grande jornalista. Ali, no congestionamento, pedi para que me apresentasse, com uma história, esse senhor que era grande e era jornalista.

“Posso te contar mil histórias do Galeano, mas acho esta ótima: havia um velho bebum que a mulher ameaçou arrancar-lhe o bagos. Para evitar de ser capado ali mesmo, ele abraçou as pernas da mulher ciumentíssima e, chorando, afirmou: ‘Tá aqui este amigo que não me deixa mentir: você é a minha única catedral, as outras são apenas capelinhas’”.

A história contada foi escrita por Galeano e publicada por Ziraldo na revista “Bundas”. Lembro de rirmos, durante meia hora, dessa história insólita. A partir daí, Galeano ganhou um espaço sagrado nas gavetas do meu coração.

No ano passado, quando conclui o curso de jornalismo, fui passar uma temporada no Chile. Numa dessas aldeias, feitas de madeira e de neve, havia uma pousada belíssima chamada Farellones. Ali, passei três dias com o intuito de me aventurar nas estações de esqui. Qual o quê. Minha diversão naqueles dias foi conhecer uma família uruguaia composta por avós, pais e netos. O avô da família era médico e sósia de Galeano. Foram muitas conversas sobre o Uruguai, o Brasil e, claro, sobre o escritor uruguaio e a semelhança dos dois. A cada três palavras, uma dose de chimarrão para aquecer os sentidos.

Galeano estava comigo em muitos momentos, tomando um cafezinho ali na minha frente, em algum lugar. Sua presença era constante, seja nos livros, nos textos, seja nas histórias ou nas conversas. Eric Nepomuceno, que era seu tradutor e “um irmão mais jovem” do escritor uruguaio, me contou que Galeano era um dos maiores seres humanos que conheceu.

A partida de Galeano, no dia 13, me esvaziou. Assim como esvaziou muitos de seus admiradores, amigos, conhecidos e próximos. A gente que fica não se acostuma com a ida de alguém que foi tanto e era enorme em tudo na vida. (Paula Pires).

 

Paula Pires  é jornalista. E, como quase todo jornalista, ama tudo que se relacione a expandir os horizontes: bons lugares, bons filmes, boas músicas, bons livros, boas companhias, a lista nunca acaba… Sempre se descobrem boas coisas. Trabalhou como editora de cultura no Jornal Diário do Povo, em Teresina-PI. Foi produtora de TV do noticiário Jornal Cidade Verde e repórter ocasional do programa cultural Feito em Casa, também na TV Cidade Verde (afiliada do SBT no Piauí). Atualmente é analista de comunicação na área ambiental com enfoque em saneamento.

 

Índia Kaingang Foto Ivan Bueno- Todos os direitos reservados

Poética artística do indígena brasileiro

O genuíno índio brasileiro tem um modo poético e simples de viver. Entre eles estão tribos inteiras que ainda conservam os costumes de seus ancestrais, Funi-Ô (foto), Zoe (ver Sebastião Salgado), Guaranis, Kaigangs(Paraná), entre outros.

 Os Guaranis, por exemplo, tem poética em sua busca. São nômades. A mudança é constante e a busca deles é rumo a Leste na direção da “Terra sem Males”. Diga-se de passagem, a poética artística em relação à vida não é propriedade apenas dos primeiros habitantes do Brasil, sim, de todos os povos ameríndios que têm gravadas em suas células a sabedoria da natureza como memória atávica.

Mas é sobre os índios brasileiros que posso falar com mais propriedade porque os conheci por intermédio de entrevistas que fiz com os Guaranis e Kaigangs, da Reserva Indígena de Mangueirinha, localizada no Sudoeste do Paraná. É comovente entendê-los. Povos da floresta que andando no mato conseguem apontar que aquela árvore ali serve para tratar isso, o cipó para aquilo e assim por diante…

No final da década de 90 realizei um trabalho de resgate de plantas medicinais e dos usos e costumes  com os índios de Mangueirinha. Lá estive por alguns meses, como jornalista da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e com o cinegrafista Jurandir Carneiro (in memorian), captando imagens e entrevistando seus líderes, acompanhada do índio e professor da Reserva, Sauri.

foto menina indígena da aldeia Funi-Ô (Pernambuco)

O vídeo é antigo e alguns participantes, como o pajé dos Guarani já é falecido, mas não deixa de ser atual nos exemplos que repassa ao homem branco. As imagens originais, sem cortes, captadas para fazer um vídeo institucional  na época, ensinam sobre plantas, ensinam muito. Jurandir Carneiro as fez com amor porque era também apaixonado pelo trabalho que fazia como cinegrafista na área ambiental.

Desta época tenho as melhores lembranças. Aprendi com uma índia que a vida é medida em ciclos para definir a idade de cada um. Perguntei qual era a sua idade e ela me respondeu que tinha visto a Taquara secar por duas vezes (aparece no vídeo). Portanto, isto significava que ela tinha mais de 60 anos, considerando que a Taquara seca de 30 em 30 anos.

E não é que ela tinha razão! Que ideia mais sem cabimento a nossa de medir a maturidade por minutos e segundos ou comemorar todos os anos que estamos um ano mais velhos. Precisamos de tempo para incorporar as nossas marcas na pele e a nossa história nas passagens da vida. É bem mais simples enxergar a vida como estar jovem, maduro ou estar envelhecendo, principalmente no mundo de hoje que se cultua a beleza e a juventude.

Outro fato interessante foi observar a devoção dos Guaranis pelo que chamam de  invisível, o Tupã. É a definição de Deus para eles. A Casa da Reza existe em todas as tribos não somente na dos Guarani. A reunião para a devoção entre os Guaranis é diária. O ritual é feito com música e uma rabeca que te transporta a um um mundo que não é o nosso. O som é quase um lamento profundo, um mantra. Esta mesma entonação de mantra percebi no cantos Fulni-Ô, que se apresentaram recentemente no terreiro Pai Maneco em Curitiba.

Seja Guarani, Kaigang, Zoè (Pará) ou seja Fulni-Ô(Pernambuco) eles sabem mais que o homem branco em relação a mãe terra. Todos  a respeitam e não derrubam árvores sem dó. Tem sua medicina sagrada e uma beleza serena estampada no semblante. Como disse o índio Guarani no vídeo, “o que manda é o que está lá em cima”, e apontou o dedo para o céu.

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O homem que desenha com a luz como ninguém

Todos os brasileiros devem se orgulhar por ter como conterrâneo o fotógrafo Sebastião Salgado.

O documentário Sal da Terra resume numa linguagem refinada e numa trilha sonora bem elaborada, a trajetória profissional deste brasileiro que dedicou a maior parte de sua vida em captar  flagrantes do homem e do planeta, sobretudo do ser humano nas suas mais obscuras profundezas e também no seu lado mais puro e primitivo.

Na verdade, Salgado contrapõe dois extremos, o lado cruel, bestial, do ser humano e também o apresenta como imagem que mais se enquadra à frase bíblica: “à imagem e semelhança de Deus”.

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Foto Internet.
Magnífico

Este é o momento no Brasil para conhecer Sebastião Salgado e seu magnífico trabalho, considerando que seu documentário entrou em cartaz em diversas capitais  brasileiras no dia 26 de março e em muitas cidades ainda está sendo exibido . Seja pelo documentário, que concorreu a Oscar,  ou seja pela mostra Gênesis – que começou a ser exibida em nosso território no ano passado – as imagens de Sebastião Salgado são fortes e reais do nosso planeta azul. Sua trajetória revela que é possível ter esperanças.

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Fotos obras de arte

Obras de artes que contam histórias contundentes da humanidade e estampam nas fotos, as regiões mais remotas, intactas e fantásticas do planeta. São fotos em preto e branco, mudas , estáticas, no entanto extraordinariamente interativas.

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Foto Internet
A lu e a sombra

A luz e a sombra – foto(luz) grafia (desenho ou escrita) em grego – tão bem direcionadas por Salgado, revelam o  âmago da imagem que estava sendo captada naquela fração de segundos com a lente. O seu olhar e seu acervo está sendo dividido com o mundo, por intermédio do documentário e de suas fotos. Um trabalho que não seria possível se não fosse o apoio da mulher Lélia.

Olhar Crítico

O trabalho de Sebastião Salgado é um patrimônio inestimável para humanidade. É documento para futuro. Para quem… alienígenas, considerando o processo acelerado de destruição?

Talvez não. Se acompanharmos pelo documentário o que se passou no coração deste homem e entendermos que para ele curar a sua doença da alma, do desalento, que adquiriu ao compor Exodus e outras mostras que apresentam a bestialidade do homem e suas atribulações, podemos acreditar que é possível reconstruir.

Sebastião Salgado foi buscar em sua terra de origem um meio de se salvar. Na sua fazenda de infância, no Vale do Rio Doce, Minas Gerais, interior do Brasil, devastada e sem vida ele se reergueu e encontrou força para continuar porque também sua terra, sua raiz se regenerou. A natureza pródiga em pouco mais de 10 anos renasceu como Fênix para provar ao mundo que é possível recomeçar sem medo. O Instituto Terra é o fruto da semente que germinou. Leia mais Instituto Terras Sebastião Salgado.

Vale a pena assistir Sal da Terra, cuja direção é do alemão Wim Wenders e do filho Juliano Salgado, para entender o que se manifesta nesta planeta gigante. E como prêmio o ingresso livre a viagens inesquecíveis que poucos têm o privilégio de fazer, assim como poucos têm o coração solidário de dividir com os outros suas impressões e conhecimento.

 

Machu Picchu. Foto per Janine Malanski

Uno sguardo femminile sul Machu Picchu

Arrivare fino alle rovine del Machu Picchu dalla Porta del Sole a piedi dal sentiero Inca è un’esperienza straordinaria.

É uno spettacolo unico in una giornata di sole. Le rovine presentano avanti agli occhi, di subito. Uno spettacolo magnifico!

Quella città antica protetta per montagne. Come si fossero protetti all’interno dall’utero del pianeta Terra.

Le montagne che circondano Machu Picchu, coperte di foreste della Pachamama (la mamma Terra in Quechua), possono essere paragonati alle pareti uterine che accolgono un bambino prezioso. Indubbiamente, questo punto di vista è squisitamente femminile del Machu Picchu. Andiamo viaggiare di più nella magia e definire Machu Picchu come le rovine sacre, o come un figlio messaggero dalla luce. Metafora, sì, della magia che solo non si rende conto chi non vuole essere parte di esso.

Il modo di arrivare alle rovine Inca non importa, sia a piedi  dal sentiero  o dall’autobus, l’emozione quando si arriva al luogo è l’unica. La bellezza del paesaggio e essenzialmente dalla storia che circonda il sito non c’è uguale in tutto il mondo.

Porta del sole

Il vantaggio di viaggiare da solo è godere  il giorno tutto per vedere un posto come questo. La biglietteria apre alle 9 del mattino e il parco chiude alle 6 del pomeriggio e, su questa base, si può visitare prima i sentieri vicino alle rovine come la Ponte Inca, camminando 30 minuti a piedi e poi, la Porta del Sole, con due ore di percorso.

Alle 15 è  l`ora consigliata a conoscere le rovine, internamente, momento in cui inizia a rallentare il flusso di turisti.

Questa condizione di visitare tutto con calma, si può vedere bene la perfezione delle costruzione delle  pietre, esempio della più straordinaria opera dell’ingegneria che nascondono i segreti della loro origine. Questo è un`avventura a parte.  Questo è un`avventura a parte. Lo scopo di donne al visitare un posto come Machu Picchu rafforza il suo rapporto con la mamma terra – Pachamama- e estabilice una connessione di complicità con la grandezza della vita in un luogo che unisce archeologia e natura in perfetta armonia.

Pomeriggio

Il consiglio di visitare le rovine nel pomeriggio, dopo una lunga camminata ha dei vantaggi ad donna. Già con gli ormoni della felicità liberati dalle passeggiate e con l`emozioni sulla pelle, si approfitta il luogo per esprimere desideri e buone idee, in un forte tono, con determinazione e obiettivo, come si dice in brasiliano, “lavare l’anima.” E ‘quasi come essere in una sessione di psicoanalisi. Solo con la differenza che la natura sostituisce il divano.

Per finire questo rituale di rapporto con la saggezza Inca, non dovrebbe mancare di fare un bagno medicinali in serata, nel centro termale di Aguas Calientes, un vero balsamo dopo le passeggiate esaustive. In seguito, l’ordine è consegnarsi al “sonno del giusto” per godersi il giorno successivo a Cuzco.

Il fatto di essere una donna viaggiando da sola in paesi genuini come il Peru e la Bolivia consente una maggiore esperienza dei costumi e il contatto diretto con la gente. La maggior parte del peruviano e boliviano sono affettuosi e hanno cuore puro.

Sirilla

A Cusco, per esempio, è comune trovare Indi di costumi colorati intrecciando un nastro o anche coperte di lana di pecora. Sarà privilegiato se incontrare un’india come Sirilla che oltre di tessore le sue cinture con orgoglio, lei difende anche i turisti donne.

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Sirilla-2004. Foto per Janine Malanski

Sirilla del “Pueblo Chinchero” è cosi come si identifica. Il lavoro di tessere la lana lei ha imparato da quando era bambina. Cosa imparato da sua madre che  insegna alle figlie. Cinque bambini in tutto. Lei vive di vendere i loro mestieri. Il marito alleva pecore. Con questa lana delle pecore che suo marito alleva che lei tesse cinture e fasce colorate. Il colore è ottenuto per mezzo di erbe e anilina che sa preparare magistralmente.

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Sirilla a tessere. Foto por Janine Malanski

Sirilla difende sempre le amiche donne, anche turiste sconosciute, quando osserva che qualcuno desidera ingannare. “Loro sono mie amiche”, allerta. L`affetto puro di Sirilla o sia un’altra india che vende i suoi mestieri nella città di Cuzco, rafforza i legami tra le donne e stimola a continuare il tour nella città con uno sguardo più accurato.

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La Madonna di Belem, XVIII, Google Art Project
Virgene Cusquenha

Solo una donna si rende conto o sarebbe capace di osservare che i dipinti delle vergini a Cuzco, dipinti fatti molte volte da indios che hanno assestato la scuola di Cuzco  d`arte nel passato, in un`epoca in cui il conquistatore,  lo spagnolo,  voleva evangelizzare il mondo imponendo la fede cristiana, ha più brillo nelle sue veste. Il contrappunto nei dipinti delle vergini è che l`europea è quasi sempre rappresentata bianca, modesta, nella maggioranza senza colore forte, in contrasto, le vergini di Cuzco sono colorate, intensi e la maggior parte brune. Bellissime!

Sguardo Critico

Insomma, si raccomanda viaggiare a Machu Picchu, imperdibile, sia per uomo o per donna. Da un lato, le rovine di una città che ha accolto il popolo Inca che ha vissuto in una era remota, d`altro paesini pieni di gente semplice in abiti colorati e con un altro modo di vedere la vita. Con la voracità con cui oggi si distrugge la memoria atavica dei popoli primitivi, è meglio prenotare presto un viaggio e approfittare la bellezza di quest’utero gigante verde e lussureggiante situato vicino al centro del mondo (Cuzco) per garantire nella tua mente l’immagine indimenticabile di questo luogo unico sulla Terra.