Rember2

“Amazônia é o lugar mais perigoso para os cidadãos indígenas”

O alerta não se refere a vida selvagem da floresta Amazônica. O alerta está registrado em uma das obras do artista indígena peruano Rember Yahuarcani, que pertence a clã Almeni, da Nação Uitoto, da Amazonia setentrional, no Peru

A tela em acrílico sobre tela, 2023, chama-se “O território dos avós”. Rember é também ativista e escritor. Suas obras representam o universo onírico da floresta e seus habitantes e baseiam-se nas narrativas da mitologia uitoto e suas tradições, por meio de técnicas artísticas ocidentais.

 Rember Yahaurcani, Jardel Esbell ( 1979-2021), Daiara Tukano, dentre tantos outros, usaram e usam a arte para chamar atenção sobre o papel dos povos originários na preservação da Terra. Yahaurcani esteve na Bienal de Veneza de 2024, assim como Jaider Esbell em 2021, com obras que apresentam cenas, cujos desenhos lúdicos nos convidam a fazer uma imersão nas narrativas cotidianas dos povos da floresta e a partir daí  nos provocam e nos fazem pensar, ver e  sentir o mundo com suas diversas crenças.

A obra intitulada O Rio – 2024/ acrílico sobre tela, é de extrema sensibilidade ao trazer para contemporaneidade a diversidade sutil na evolução das espécies no planeta.

 “No princípio só existia água e escuridão- sobre ela florescia a árvore da abundância – a árvore se transformou em humano e agora o rio respira  desolado e agonizante…”

Esta maravilhosa tela, Os avós, é uma representação onírica de nossos ancestrais. Rember traz para mundo moderno a poética delicada e cheia de símbolos, tão características dos povos que vivem em harmonia com a vida natural.

“La técnica de Rember Yahuarcani sorprende a todos, como a Christian Bendayán, que narra cómo ha ido evolucionando cada detalle en las obras del protagonista de #ElCantoDeLasMariposas., fonte Youtube. O canto das Mariposa é um filme documentário peruano, estreado em 2020,  dirigido por Nuria Frigola Torrente e protagonizado pelo artista Rember Yahuarcani, tendo como localização principal a Amazonia peruana e colombiana. É um filme que mostra uma viagem nas origens da cultura amazônica e a essência da arte nesta região.

O que acham vocês destas telas tão cheias de mensagens para mundo moderno? Somente quem convive e sente a energia da terra é capaz de representar a beleza poética existente neste universo maravilhoso!

Comments are closed.