IMG_5834

Mais do que nunca todos unidos em defesa da Casa Comum

O Mutirão em Defesa da Casa Comum estará junto com a Campanha da Fraternidade de 2025. Marcela Weigert Braga é quem ilustra as peças de comunicação do Mutirão para este trabalho.

Um orgulho para nós da editoria do ‘Pan-horamarte’. 

Marcela foi a criadora da marca do site, é minha filha e tem como objetivo principal ilustrar projetos de cunho social, como direitos humanos, educação, saúde, socioambientais, entre outros.

“Tudo que existe e vive precisa ser cuidado”

A ilustração foi publicada na Revista Casa Comum,  na reportagem que trata dos preparativos para a Campanha da Fraternidade de 2025. A revista é trimestral e circulou durante o seminário nacional da campanha realizado em Brasília, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no final de setembro, e está à disposição para leitura neste link: Revista Casa Comum

“A ideia da arte foi mostrar a importância de todos(as) unidos(as) – pessoas, fauna, flora, e São Francisco -, cuidando da Terra, seja na cidade ou no campo. A imagem faz referência ainda ao Cântico das Criaturas, poema de São Francisco de Assis que completa 800 anos em 2025 e que expressa uma profunda conexão com os elementos naturais – vistos como irmãos.” Fonte – Revista Casa Comum

O Mutirão em Defesa da Casa Comum irá realizar cursos gratuitos para capacitar animadores(as) e multiplicadores(as) para a defesa e o cuidado da Casa Comum, proposto pela Campanha da Fraternidade de 2025, com o tema Fraternidade e Ecologia Integral e o lema “Deus viu que tudo era muito bom!” (Gn 1,31).  O primeiro já está acontecendo,  28 de outubro a 12 de dezembro.  O curso é online gratuito, mas cada participante deve assumir o compromisso de multiplicar a formação recebida para sete novas lideranças, que, por sua vez, devem mobilizar outras sete pessoas em suas localidades, multiplicando, assim, o efeito e alcance da formação. 

Marcela também ilustrou o Mutirão pela Democracia que é parceira do Casa Comum. Aliás, o Mutirão pela Democracia foi o que inspirou o conteúdo do curso de formação de multiplicadores para o cuidado pela terra.

“O novo curso foi inspirado pelo Mutirão pela Democracia, iniciativa da Revista Casa Comum em parceria com o Projeto Encantar a Política realizada no início de 2024, com base nas reportagens da 8ª edição da Revista Casa Comum – que pautou o tema Reencantar a política: pela mobilização das urnas e das ruas – e também na Trilha de Saberes.”

 

“É uma alegria, agora, o Mutirão estar junto com a Campanha da Fraternidade, pois acredito que teremos um bom espaço e público para avançarmos no estudo dessa temática, da defesa da Casa Comum”, manifestou Jussara Seidel, pedagoga e uma das coordenadoras do curso, durante o evento”‘. 

Marcela cada vez mais avança no cumprimento de sua meta definida no momento em que recebeu o seu diploma de terceiro grau, na Universidade Tecnológica do Paraná. “O meu desenho será utilizado para ajudar a construir um mundo melhor”, afirmou. Em seu currículo já estão vários projetos importantes como Escravo Nem Pensar, da Repórter Brasil, Semana Nacional de Educação, entre muitos.

Para nós do Pan-horamarte, é com satisfação que divulgamos seu trabalho e suas ilustrações. Exatamente, a proposta da marca e programação visual do site criada por ela. Este olho que tudo vê e em sua pupila o @ que na contemporaneidade é o símbolo que começou tudo e provocou a disseminação das informações, globalizando o mundo. A espiral resume-se na multiplicação dessa gama de assuntos que tem como missão: Porque a vida é arte e porque viajamos nesta poética! 

Comments are closed.