A sensação é de alívio e de esperança. O Brasil inicia um novo momento a partir de 2023 e que seja um período de muita semeadura e PAZ!
Como desenhou Marcela na inocência de seus 10 anos, em 1991, vamos em busca do pote de ouro no fim do arco-íris. A inspiração está exatamente no significado do pote de ouro, uma lenda irlandesa, que no contexto do nosso artigo representa a escolha de um caminho. Aliás, um caminho colorido (arco-íris), para encontrar o pote de ouro (resultado), colocando como alvo a criança.
Por isso, dedicamos nosso último artigo de 2022 às crianças e ao seu universo mágico. Por que? Porque as crianças serão os adultos do amanhã e o bem estar delas dependem daquilo que construímos hoje.
Para reforçar esse raciocínio vamos aproveitar um trecho do poema de Gibran Khalil Gibran, no famoso livro O Profeta, e representar na arte a grande responsabilidade dos adultos pelo futuro das crianças. O trecho é de “Fala dos nossos Filhos”.
“Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
O Arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda Sua força para que Suas flechas se projetem, rápidas e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do Arqueiro seja vossa alegria
Pois assim como Ele ama a flecha que voa, também ama o arco que permanece estável”. Gibran Khalil Gibran – O Profeta
Quanto significado tem este pequeno trecho do poema que nos compara a um arco que se prepara para lançar uma flecha (na nossa mensagem os filhos do Brasil). Observem que o Arqueiro é o ser divino. É Deus que coloca sua força e mira em um alvo. Mas somos nós o arco encurvado pronto para lançar a flecha. A flecha depende da força do nosso encurvamento para alcançar com mais rapidez o alvo. É maravilhoso entender nossa responsabilidade por meio da poesia. Aliás, é mágico também.
Gibran usa a poética da palavra para representar a imensa responsabilidade que os adultos têm em relação as crianças. O Profeta foi livro de cabeceira de muitos jovens na década de 70 e me incluo nesse rol. Portanto, façamos desse pensamento quase uma oração que nos coloca como protetores dos pequenos.
Que o alvo do Arqueiro(Deus) mire na luz e ilumine nosso caminho para que possamos nos fortalecer como arcos e projetar um mundo melhor, que irá resultar no encontro do pote de ouro.
Esta mensagem é dirigida especialmente ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, que estará dirigindo o país a partir de 2023. Fazemos uma apelo a ele:
Esteja atento às nossas crianças e que elas tenham como conjugar o verbo esperançar. O Brasil será gigante no amanhã com mais investimentos em educação e cultura. Menos criança na rua e mais escolas integrais, com atividades de contraturno, artísticas e esportivas. Só assim poderemos construir um Brasil de Futuro.