1270206297424

Um olhar para além do olhar

Um olhar subjetivo que ultrapassa o objeto em si, que o transcende para captar novos significados, para atingir novas dimensões de beleza e graça, onde a realidade e a fantasia se misturam.

As crianças, na idade mais tenra, possuem o olhar de fantasia quase em termos absolutos. Mais tarde, o processo ensino/aprendizagem e outros fatores, se encarrega de subtrair dos pequenos esse componente mágico, conduzindo-os aos territórios da racionalidade.

Mas alguns resistem, e pela vida afora, carregam ao menos parte desse encantamento primevo. Os artistas nascem daí, dessa resistência, embora nem todos os que resistem sejam artistas.

Nota da editoria:  O  holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972)  merece destaque, sobretudo pela obra O Olho Mágico,  porque uniu arte e ciência. De muitas obras que desenvolveu, verdadeiros desafios à lógica, Escher mostrou as infinitas possibilidades do que significa o processo de imaginação e criatividade. O desenho está sobre uma superfície plana e é refletido em um espelho que se encontra em um ângulo de aproximadamente 75º do desenho. Sobre a pupila está um objeto em forma de cone que quando refletido no espelho reproduz a imagem de uma caveira. O olho mágico de Escher pode ter sido mais uma das várias obras que simplesmente impressiona com suas façanhas de ilusão de ótica.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *