Dom Quixote construído com lixo reciclável

 

Conheça a o Dom Quixote construído com lixo reciclável

A escultura gigante de Dom Quixote de la Mancha e seus fieis companheiros Sancho Pança e Rocinonte construída com 150 quilos de plásticos e sucatas,  2000 latinhas de refrigerante, 4000 mil tampinhas de cervejas e 120 câmaras de bicicletas, na galeria de entrada da Livraria Cultura, em São Paulo, é testemunho silencioso do delírio de consumo da humanidade. Mas ao mesmo tempo dá um exemplo que vai além de transformar o lixo em arte: transforma também as pessoas por intermédio da arte.

img_20160930_165309054A monumental obra idealizada pelo cenógrafo Silvio Galvão e orientada pelo mestre artesão Sandro Rodrigues, foi produzida pela  Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva (Cooperacs) em 2005. A escultura destaca o trabalho realizado pelo Condomínio Nacional ( conjunto comercial e residencial no centro de São Paulo, que abriga a Livraria Cultura) que há 24 anos é exemplo de coleta seletiva de lixo em edifícios.

img_20160930_165242870Dois pedaços de ferro de passar roupa fazem a orelha de Rocinonte, o colete de Sancho Pança é inteiro composto por tampinhas de garrafas, e assim por diante, tudo construído com o que a humanidade consome e joga fora. A incrível escultura homenageia o IV Centenário de Morte do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1616-2016).

Iniciativas como a do Condomínio Nacional deveriam crescer nas grandes cidades, em particular nos edifícios, nos quais a coleta seletiva ainda deixa muito a desejar…

 

 

 

 

Comments are closed.