Uma cidade com muita história e acolhedora
O centro histórico de Perugia, a cidade italiana situada na região de Umbria, o coração verde da Itália, oferece oportunidade ao visitante de viajar no tempo, a começar pelos etruscos até a Idade Média. Um passeio inesquecível. O úmbrio recebe bem e oferece ao forasteiro o melhor de sua cozinha.
Arco Etrusco
A viagem na história pode começar pelo arco etrusco ou de Augusto, na parte norte da cidade. Um poderoso muro construído no século III a.C, delimitado por duas torres e com planta na forma de um trapézio, é a marca deixada pelos povos da antiga Etrúria que habitaram a região setentrional da Itália.
Pouco se sabe deles e, mas pelo pouco que foi possível decifrar nos achados arqueológicos, os etruscos eram cultos e adiantados em seus hábitos e costumes.
Estudar e pesquisar essa civilização é apaixonante, muito mais sobre a mulher etrusca que já participava ativamente, em todos os aspectos, de sua comunidade, inclusive votava nas eleições de seus líderes. Gostava do comando, assim como era dedicada dona de casa e hábil tecelã.
Oxford Italiana
Perugia antiga à noite é romântica e repleta de jovens nos bares espalhados pela via principal da cidade. A ‘ Oxford italiana’ como define Leonardo Varasano em seu artigo e razão pela qual se respira juventude nas ruelas medievais da cidade.
Junto aos bares, no ‘ Corso Vannucci’, a rua principal do centro histórico, o visitante será surpreendido pelo uso comercial de uma antiga igreja. Os habitantes encaram como sacrilégio. Talvez!
“Já faz muito tempo”, informa o garçom que atende num bar próximo, tentando justificar o que para os católicos seria uma…”Quem aluga para a marca. O Vaticano?”, pergunto. ” Ahhhhh… isso já não sei responder”, afirma ele meio sem jeito.
Nas vias estreitas ninguém imagina que um carro é capaz de passar, mas o motorista italiano desafia o passado e enfrenta os acessos tortuosos entre as paredes de pedra para chegar ao seu destino.
Também é possível caminhar à pé,sozinha, à noite sem medo de ser assaltada!
Nessas vielas pouco iluminadas, o turista mais atento poderá encontrar una bons restaurantes, com um preço de 25 euros em média, a refeição italiana completa (primo, secondo, contorni e dessert) como é caso da ‘Osteria a Priori’, localizada na rua do mesmo nome. No entanto, será pura sorte achar um lugar disponível. Vive lotada.
Os produtos são artesanais e cuidadosamente selecionados e seus funcionários têm um sorriso nos lábios e prazer em recebê-lo.
Para chegar a Perugia de uma forma econômica é melhor sair de Roma, pela estação Termini. O trem regional custa 11 euros, segunda classe e leva cerca de 3 horas para chegar na cidade.
A estação é um pouco distante do centro histórico, mas existe infra-estrutura em transporte coletivo ao centro. O táxi, da estação a parte histórica, custa em torno de 10 euros. Para que se possa aproveitar bem a estadia é melhor buscar uma hospedagem na parte antiga da cidade. As reservas feitas com antecedência, pela internet, são as mais acessíveis e é possível achar bons hotéis, numa média de 70 euros a diária em quatro estrelas, em alta temporada.
Boa Viagem!