‘Todo mundo vai ser famoso por 15 minutos’

Yayoi Kusama é artista que atrai mais público. Mas galerias e museus continuam a preferir os homens
4 de abril de 2015
A Bugrinha
8 de abril de 2015
Exibir tudo

Andy Warhol artista da pop-arte afirmou isto:

"Todo mundo vai ser famoso, nessa era, por 15 minutos"

É para mim, essa é a melhor frase para explicar nossa época . O dinheiro é a medida das coisas, ganhar dinheiro e ser famoso é ganhar a liberdade de poder fazer todas as coisas. É maquiavelismo! A honra, o orgulho, a ética, a vergonha, etc são conceitos esquecidos. A nova geração quer ser rica e sem esforço. A mídia apresenta esse estilo de ser para eles.

Eles não têm um minuto para os outros, o egoísmo é o conceito mais importante, quem é mais idiota tem maior chance para ser famoso e ganhar dinheiro fácil.

Tudo está modificando rapidamente, nós não sabíamos sobre o celular, a internet… apenas 15 anos antes. Hoje ninguém vive sem essas coisas.. O mundo rapidamente esta mudando mas é tudo para o consumo efêmero. Por exemplo, Big Brother Brasil está na décima edição, quem lembra os dez vencedores? Warhol tem razão porque depois de 15 minutos de fama, eles estão esquecidos. São consumidos muito rapidamente e as pessoas perdem o interesse neles. Quando eles reaparecem na mídia, vêm com a explicação de que são antigos BBBs. A mídia faz idealização de tipos de personalidade através deles, egoístas, individualistas, não acreditam no amor real e duradouro, são metidos e anti-intelectuais, sem ética e estética, etc…

Pela primeira vez na história o escritor George Orwell escreveu que ”O Big Brother está observando você” em seu livro chamado ”1984”. Esse é um livro desesperado. Bertrand Russel disse que Orwell perdeu a esperança para o mundo, por isso ele não seria como um profeta neste século.

Nesse livro, ”1984”, tem telemonitores que auxiliam a destruição da personalidade, da alma das pessoas monitoradas. Nesse mundo que o sistema cria, a realidade torna-se falsidade. As guerras aparecem nos monitores, e como num jogo, ninguém sabe se elas estão realmente acontecendo ou são uma mentira criada propositalmente. A polícia de mentes detém autoridade para controlar pensamentos e direcioná-los como quer, o relacionamento entre o passado e o presente é desfeito.

“Hoje também a mídia é como essa polícia de mentes, serve para os soberanos do mundo.”

No mundo todas as coisas são ilustres. O intelectualismo não é importante atualmente. O visual é mais importante do que a escrita. E o Big Brother ainda está nos observando… até quando acordarmos.

Erol Anar

Comentários Facebook

comentarios

Erol Anar
Erol Anar
Erol Anar nasceu em Havza na Turquia, estudou em cursos de Antropologia (durante dois anos), História da Arte (durante dois anos) e pintura (durante um ano) nas universidades de Istambul, Ancara e Samsun. Foi membro da Associação dos Escritores Turcos, trabalhou no Centro de Arte Contemporânea de Ancara onde foi orientador de leitura da obra de Dostoiévski e da literatura universal durante 10 anos. Ganhou prêmios. Escreveu em diversos jornais, vários artigos foram sobre arte, direitos humanos, literatura e a vida cotidiana. Ainda teve entrevistas veiculadas em jornais de diversos países e tem 15 livros publicados no idioma turco.2 Deles foram traduzidos para português.

10 Comments

  1. Lucy Amélia disse:

    Gostei muito da colocação do escritor Erol Anar e associei a postura dos mais jovens da família e amigos.

  2. Cecy disse:

    Muy cierto!! pero también muy bien explicado Erol!!

  3. angela disse:

    seu comentario Erol esplendido, digo o que vc escreveu parabens.

  4. angela disse:

    esplendido parabens.

  5. angela disse:

    correto adorei, parabens.

    • Rosenayre Souza disse:

      É bem assim mesmo esse já o décimo quinto BBB, será que não cansão nunca ? Já fazem muitos anos que deixei de acompanhar esse BBB sem cultura sem moral sem comentários…Gostei muito do seu artigo Erol Anar !!!

  6. JULIETA SANTOS DA SILVA disse:

    REALMENTE A JUVENTUDE DE HOJE BUSCA A PERFEIÇÃO FÍSICA PARA EXPOR EM PROPAGANDAS,SEJAM ELAS TELEVISIVAS OU EM CARTAZES GIGANTES PELA CIDADE.NINGUÉM BUSCA FAZER UM FACULDADE PARA TER UMA PROFISSÃO E GANHAR DINHEIRO E FAMA TRABALHANDO,MAS QUEREM FAZER SUCESSO NA MÍDIA.ADOREI O TEXTO DIZ TUDO!

  7. Lua Batalha disse:

    Sempre foi assim, a diferença é que hoje tem-se mais tecnologia, certos momentos do ontem também eram horríveis, com falsos moralismo imperando… Acredito muito que um dia essa realidade mudará, que o intelectualismo será maior que a ignorância, o que é muito difícil, já que depende de muitos fatores, devido a autores que não querem mudança.

  8. Elaine disse:

    Certamente, Parabéns pelo texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *