Foco no Amor. A melhor escolha

Em tempos de crise como esta em que vivemos, podemos observar o aumento do pessimismo no discurso de muita gente. Mesmo sabendo que a realidade socioeconômica do Brasil está crítica, verificamos que existem algumas pessoas que possuem um discurso mais crítico ainda.

Por outro lado, quando nos deparamos com o AMOR, que pode ser por qualquer um ou de qualquer jeito, a vida se torna melhor.

O que é o amor

Para ilustrar o que quero expressar, convido você a pensar neste momento, no amor por um filho ou por seus pais ou mesmo por seu cônjuge.

Quando este “seu amor” precisa de você por estar passando por algo crítico como uma doença grave, não há crise no mundo que sobreviva em sua mente. Desta forma, focamos nossas energias e pensamentos só no cuidado da pessoa amada. E isso acontece, porque o AMOR é o mais forte de todos os sentimentos. O AMOR é algo aparentemente simples, porém cheio de mistérios que por mais que se tente, é complexo de se explicar.

Em minha vida profissional, o que mais escutei de pacientes no consultório, em palestras que dei, treinamentos que ministrei ou processos de seleções que realizei, foram frases das pessoas dizendo:

“Estou aqui pela minha família.”(Que são seus amores).
“Necessito deste emprego, pois preciso sustentar meus filhos.”(Que são seus amores).
Estou aqui, pois quero ser amado, valorizado e aceito pelas pessoas que amo.”

O AMOR está em todos os lugares, em todas as pessoas e em todas as tarefas que realizamos (mesmo que as atividades sejam chatas, a razão final se for analisar, resulta no amor). Aprendemos amar de acordo com nossa cultura e valores.

Amor está na vida

Certo ou errado, de forma sofrida ou serena, o amor está na vida de todos. O amor é um sentimento impossível de ser controlado.Ele é interpretado com inúmeras palavras, olhares, por diversos teóricos, filósofos ou pensadores. Cada um tem seu jeito de amar e pensar sobre. A vida é um ponto de vista. Trilhamo-la, por caminhos que escolhemos, apesar de existirem pessoas que dizem não terem escolhas. Escolher o caminho do AMOR é acessível para todos.

Foque no Amor!

Contudo deixo uma sugestão: FOQUE NO AMOR! Todos querem ter um FOCO no que fazem. Ouvimos muito: “Tenha FOCO NO RESULTADO!, Tenha FOCO NAS METAS!, Tenha FOCO NAS VENDAS!, Tenha FOCO NOS ESTUDOS, etc.”

O melhor que você pode ter é FOCO NO AMOR. Garanto que esta será a melhor escolha. E com um exemplo, te explico o motivo pelo qual esta é a melhor opção:

“Quando o oftalmologista, em um exame de visão, te pede para FOCAR na letra “A”…pense o que acontece quando faz isso… Você foca na letra solicitada e as demais letras se desfocam. Você não enxerga as demais. A palavra FOCO vem da ótica. Exclui tudo que está fora do foco que você escolheu.”Contudo, qualquer coisa que você escolher FOCAR na sua vida, excluíra o que tiver em volta e focando no AMOR terá o melhor da vida.

Então…faça sua escolha!

 

 

Publicação original: AMA Psicologia Clínica

Comments are closed.