Única rua da Aldeia - foto por Mari Weigert

Mata Pequena é aldeia reinventada para ter sabor dos ‘tempos idos’ em Portugal

A Aldeia Mata Pequena é um pequeno lugarejo perto de Lisboa que nos faz sentir-se vivendo no passado. Numa autêntica aldeia saloia.

Vejam só que descobri o termo “saloia” lendo sobre Mata Pequena, cujo significado da palavra em Lisboa, é quando se refere ao habitante natural das zonas rurais. 

Portanto, na Aldeia Mata Pequena existe apenas uma rua e 13 habitações típicas da zona rural do passado português, recuperadas há 20 anos, após uma pesquisa rigorosa feita por Diogo Batalha e sua companheira Ana – Diogo neto do oleiro José Franco. 

É um lugar bucólico, distante do burburinho das cidades, há 30 minutos de Lisboa e 15 minutos  de Mafra, que possibilita ao visitante fazer uma viagem no tempo. É um lugar reconhecido pelo setor turístico português em área natural. 

Para quem desejar conhecer existe a possibilidade de se hospedar no local ou em Mafra. Caso a estadia seja em Lisboa é possível fazer um passeio de ida e volta no mesmo dia. 

Mas aviso com antecedência que o preço da hospedagem na Aldeia é bem contemporâneo, nada que lembre o passado especialmente para brasileiros. A dica é se instalar em Mafra ou de Lisboa fazer o ida e volta. 

Também é importante lembrar que no local só existe um lugar para comer – a Tasquinha do Gil. São petiscos deliciosos que buscam manter as receitas originais e queijos, carnes e guloseimas tradicionais da região. Sem dúvida, caro para brasileiros. Mas vale experimentar muito gostoso. É bom marcar e reservar horário porque eles fecham também.

…Tradição saloia revive na Aldeia da Mata Pequena. Diogo Batalha herdou de seu avô, o conhecido ceramista e oleiro José Franco, a paixão pelas terras saloias. Uma paixão que o levou a fazer renascer uma aldeia esquecida do concelho de Mafra, num belíssimo exemplo de preservação da arquitectura regional…“, afirmou no seu programa televisivo, o Tempo e a Alma, José Hermano Saraiva. (fonte: oliraf)

Entre os montes e vales da região saloia, a Aldeia da Mata Pequena é um pequeno povoado rural com uma dúzia de habitações, onde ainda se vive em comunhão com a natureza e se respira pacatez e autenticidade.

A Aldeia da Mata Pequena, em plena Zona de Protecção Especial do Penedo do Lexim, no Concelho de Mafra, é caracterizada por ser um povoado rural de paredes caiadas e pavimento lajeado de pedra, com pouquíssimas habitações, todas elas rústicas e humildes. Ana e Diogo Batalha foram os responsáveis pela recuperação e preservação deste exemplo de Arquitectura Tradicional da Região Saloia. Entre montes e vales, a aldeia dispõe de algumas opções de alojamento e trilhos para caminhadas ou passeios de bicicleta. Fonte: Ericeira

Comments are closed.