IMG_3541

“O leite dos sonhos”. Bienal de Veneza 2022

Os italianos não perdem a mania de pincelar com lirismo a vida. "O leite dos sonhos" é o título da 59º edição Bienal de Veneza.

A mostra de arte mais antiga do mundo  foi  programada para acontecer entre 23 de abril e 27 de novembro de 2022,  O artista  alagoano Jonathas de Andrade foi escolhido e é um dos primeiros nomes brasileiros para representar-nos no pavilhão brasileiro da Bienal.  “No comunicado oficial, o artista se disse surpreso e honrado com o convite:  ‘A ideia de representar o Brasil hoje, seja onde for, é antes de tudo um desafio pela responsabilidade diante do quadro de complexidades cruciais que o país enfrenta. Que a arte consiga traduzir o embaraço que é viver nos nossos tempos e que inspire sonhos que permitam desatar esses nós’.  fonte O Globo. 

Como  uma apaixonada por Veneza, sobretudo quando conjuga o verbo poetizar espalhando arte por todos os cantos de seus casarões a vielas memoráveis, celebro a escolha do artista alagoano.  Confesso que sua vídeo instalação, O Peixe,  me impressionou muito quando assisti na Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto.  Gravei trechos e coloquei no meu canal no Youtube e o vídeo foi um dos mais assistidos e controverso. 

A exposição Internacional de arte terá como título  Il latte dei sogni/ The Milk of Dreams ( O leite dos sonhos). A exposição leva o nome de um livro de Leonora Carrington no qual, como explica Cecilia Alemani, «a artista surrealista descreve um mundo mágico em que a vida é constantemente reinventada pelo prisma da imaginação e no qual se permite mudar, transformar, tornar-se diferente de si mesmo. A exposição propõe uma viagem imaginária pela metamorfose dos corpos e definições do humano”.

O título sugestivo nos remete a nossa ancestralidade, a mãe (terra) que alimenta, a nossa capacidade de sonhar, O leite que alimenta os nossos sonhos está contaminado? Essa é a minha interpretação, mas a curadora, Cecilia Alemani, explica que foi um título escolhido de um processo participativo envolvendo os artistas de todos os gêneros. “Desses diálogos – acrescentou o curador – emergiu persistentemente uma série de questões que não só evocam este preciso momento histórico em que a própria sobrevivência da humanidade está ameaçada, mas que resumem muitas outras questões que têm dominado as ciências, as artes e os mitos de nossa Tempo.

Comments are closed.