IMG_5192

‘O Corpo na Linha de Borda’ tece sensibilidades

Os fios unem em tramas os tecidos, os corpos e expressam identidades. "O Corpo na Linha de Borda" é uma explosão de sensibilidades.

Uma mostra de arte imperdível que poderá ser visitada até 22 de fevereiro, no MuMa (Museu Municipal de Arte de Curitiba). Quando entrar prepare-se para sentir a alma de cada um dos 12 artistas paranaenses que compartilharam o espaço para mostrar que a arte no isolamento da pandemia trouxe para eles vida. Há três anos o projeto começou a germinar e exatamente no período do isolamento social foi executado. “Essa coisa da costura, do bordado vira um mantra”, confessa o artista Rafael Codognoto, que desde criança gostou de objetos e de costura “Achei sempre uma forma interessante de unir pedaços com costura.

Cada artista merece, na verdade, um artigo só deles, tal é a riqueza interior e a proposta criativa de cada um. Na medida que vamos conhecendo-os pela poética que buscam, eles crescem e agigantam-se aos nossos olhos e nos tornamos parte de suas emoções pelas obras expostas.

A ‘nossa’ Efigência Rolim deixa expressa a sua loucura lúcida na obra “A professora”, 2020. Coloquei a propósito ‘nossa’ porque Efigênia é patrimônio do Paraná, um mix de todas as gentes num só espírito. A ‘Rainha do Papel e da Bala’ hoje octagenária sem pudores conta que quando começou sua arte todos a chamavam de louca. “Mas é um pouquinho de loucura que está dentro de mim, eu vou mostrar para as criaturas que a vida é sempre assim”.

E o mais interessante na mostra, é  a apresentação dos artista e da obra em um vídeo de poucos minutos. Esse recurso é feito por intermédio de um QR (código virtuall) que identifica o vídeo no Youtube e você assiste no celular, ali caminhando entre os trabalhos, como se o artista estivesse falando só com você.

O coletivo é composto por Ana Beatriz Artigas, Bernadete Amorim, Claudia Lara, Efigênia Rolim, Giovana Casagrande, Gustavo Caboco, Leila Alberti, Luan Valloto, Luciá Consalter, Marília Diaz, Rafael Codognoto e Verônica Filipak.

“Iniciamos a preparação para este momento, que guarda algo de experiencial e de imprevisível, por meio de encontros sistemáticos, porém orgânicos por um longo período. Também adotamos uma metodologia comum entre artistas, o caderno de artista, alfarrábios de notas individuais, porém desta vez, de alguma forma orquestrados num sistema de comunicação e trocas que combinamos entre nós. Estamos e estaremos em exercício de observação, pesquisa, ação e trocas. Vivemos um momento tão intenso de reformulação: repensar, reavaliar, reimaginar, refletir sobre o que tem funcionado e o que combinamos entre nós,  afirma a curadora Leila Alberti.

 
Rafael Codognoto - 2021. Serpentes Mentais
A professora 2020 - Efigênia Rolim

A instalação Desejo e Saudades, em parceria Leila Alberti e Giovana Casagrande – 2020 e 2021, traz estampado nos bordados sobre uma cama, um leito, numa colcha,  a trajetória de vida das duas artistas. Abaixo as cerâmicas envoltas em tramas e fios que representam a base do trabalho das duas artistas.

“O que te passa em mente esta instalação sobre o leito”, pergunta para mim,  Leila. “A vulva pulsando em vida”, respondi. No entanto, no conceito das artistas,  as imagens no entorno são  parte da trajetória de vida de cada uma delas  e o espaço vazio no meio  com as bordas em renda significam a transposição, a morte. Segundo Leila,  inspirado  na vida de sua mãe que faleceu no período de pandemia, não de Covid, mas cumprindo sua missão terrena, numa  caminhada de 90 e poucos anos  neste planeta azul.

A instalação de Marilia Diaz não é menos instigante. Apresenta diante dos olhos do observador todo universo feminino, na delicadeza dos tecidos com tule, com o vermelho das paixões, do branco da pureza da inocência. A mulher mãe, a mulher que alimenta, a mulher que sonha. “Corpo  Apropriado” é uma instalação com um guarda-roupa de 1920, colagem, crochê, feltragem  sobre roupas de mulheres. Então eu pensei na história das mulheres, das mulheres que eu conheço e escolhi algumas amigas. Elas me deram roupas, roupas brancas e foi como tudo começou”. conta Marilia. “O cordão umbilical é o fio condutor que fala de todas as mulheres (…). Esses processos envolvem as histórias dessas mulheres e também a minha própria história “…..

O que mais empolga o observador,  ao circular pela mostra, naquele imenso salão do MuMa, é perceber que ele apresenta uma hierarquia na trajetória de vida de uma pessoa. As  angústias, alegrias, beleza, feiura que refletem no corpo físico a partir das emoções. “A cura Ancestral”, de Claudia Lara, é parada obrigatória para refletir sobre essa caminhada.

 

 

 

 

Desejos e Saudade - 21/22. Leila Alberti e Giovana Casagrande
Corpo Apropriado 2019 a 2021. Marilia Diaz
Cura Ancestral - 2021

“Cura Ancestral e Código das agulhas, 2021, de Claudia Lara. Estas obras trazem um sentido de reverência ao corpo ancião, através da homenagem feita às avós e bisavós. Dar valor aos saberes e fazeres destas mulheres, que por vezes não sabiam ler ou escrever, mas que na matemática do bordado, do tricô ou do crochê faziam a comunicação da paciência,da criação e do afeto.”,   explica Claudia, que criou a instalação com o  apoio das fiandeiras da Associação  São Roque. Fonte: Facebook

Noturno – 2021. Luciá Consalter. Instalação em tecido e desenhos sobre papel.

Ela me visitou: fios da memória Wapichana. Gustavo Caboco e Lucilene Wapichana. Um projeto de mãe e filho. Uma ideia de diáspora indígena no território brasileiro. Bordado, uma maneira de relacionar as bordas, a ideia de fronteira e a própria ideia de ela me visitou. A ideia de retorno: Paraná - Roraima. Quem é ela? A memória das avós vindo de Roraima ao Paraná. Um trabalho realizado por intermédio das relações familiares através das bordas.
Amostra Social LGBTQIAP+ - 2021. Luan Valloto
Detalhes da cura ancestral
"Durante, 2020/2021 de Bernadete Amorim em exposição no MuMA. Em suas anotações, no percurso do processo de criação, ela levantou questões: o que criamos? Que espaço criamos para criar? Qual conteúdo filosófico e crítico que estaria no fluxo desses pensamentos para a construção das emoções? Pequenos e vigorosos cosmos, em um grande universo, parecem flutuar no espaço expositivo. Artista e pesquisadora extremada nos comove com a potência de sua relação com a arte. Salta aos olhos como uma explosão pulsante de vida." Facebook

Ainda Horizontes ou Corpo do Mundo – 2021. Verônica Filipak

O que me escapa - 2021. Ana Beatriz Artigas.O corpo casa, o dentro e fora, o silencioso e barulhento. As marcas, mapeadas pelas costuras na pele do tecido transparente e aveludado,protegem e demarcam o interno da casa, ou seria do corpo? Ao adentrar na cabana/casa o olhar é conduzido à explorar as entranhas no emaranhado de fios, pulsantes em cores e percepções.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *