o-cidadao-ilustre-1

‘Cidadão Ilustre’ faz humor crítico sobre bajulação e hipocrisia

"Cidadão Ilustre" é um filme que vale a pena ver de novo porque convida o espectador a pensar sobre o culto a celebridade e a hipocrisia do poder.

A  história de Daniel Mantovani, um escritor que visita a sua cidade natal depois de anos,  quando já era uma celebridade por ganhar o prêmio Nobel de Literatura, é cheia de surpresas ao chegar na provinciana cidade que nasceu.  As cenas são divertidas e mostram com um humor refinado a hipocrisia do poder político, o machismo, a submissão da mulher, a ignorância. 

Qualquer semelhança com a vida de Gabriel Garcia Marques é mera coincidência. No entanto, como no filme, Garcia Marques ganhou o prêmio Nobel de Literatura e a maioria de seus livros tem como fonte inspiração os personagens da minúscula cidade onde nasceu. 

O resto é pura e divertida ficção de uma sociedade que bajula suas celebridades, embora a inveja faça parte dos sentimentos ocultos de muitos deles que não conseguiram libertar-se da vida pacata e limitada numa de uma pequena província.

 O filme concorreu ao Oscar em 2017 , como produção em língua estrangeira pela Argentina.  A parceria de Gastón Duprat e Mariano Cohn na direção apresenta o tema com um viés irônico nas críticas a sociedade moderna, sobretudo a latino americana, que alimenta centenas de políticos canastrões. 

 O filme explora muito bem os sentimentos das pessoas. A dor de cotovelo, a inveja de quem quis, mas não teve coragem de desafiar novos mundos, o desinteresse pelo conhecimento, a bajulação e os preconceitos. 

Sua ex-namorada de juventude desempenha o papel daquela mulher que foi vencida pela moral provinciana, pela qual define que toda mulher precisa casar . O amigo de infância tornou-se um machão inveterado e perdeu o brio quando sentiu-se ameaçado. 

O prefeito, um político com um olhar na próxima releição, mostra uma realidade que ainda existe no poder público. O personagem principal, o escritor, tem aquela arrogância de toda a celebridade, que de repente, na sua pequena cidade ele não consegue ser mais do que foi como um simples morador.

O final é imprevisível e nem vale aqui adiantar, pois fica como a expectativa para quem tiver interesse em assistir como olhar mais analítico sobre nossa sociedade atual e o culto a celebridades. 

Bom entretenimento!

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *