With Flowers, Weiwei- 2013. foto retirada do site do artista.

O que trouxe o ‘espírito do tempo’. Zeitgeist!

O uso indiscriminado da tecnologia da comunicação e atrelada a ela, todas as controvérsias. Mesmo assim, viva a tecnologia, o espírito do tempo. Zeitgeist!  um termo em alemão usado para definir a cultura que predominou na época.  

Mesmo vivendo na era da pós-verdade (pós- verdade só foi um jeito bonito de denominar a mentira vil)  muitos artistas não teriam voz para gritar, chocar, provocar, denunciar como profetas de seu tempo. Sem a tecnologia, o artista chinês Weiwei  não teria como protestar em dimensão global sobre a apreensão injusta de seu passaporte pelo governo da China, depois de uma prisão secreta e perseguição.      

                   

Foto retirada do site do artista. Bicicleta que recebia diariamente flores colocadas pelo artista.[/caption]

Durante 600 dias, quase dois anos o dissidente artista chinês, catalogou buquês de flores colocados numa bicicleta, em frente a seu ateliê, em Pequim, em troca do passaporte confiscado. Esta obra intitulada With Flowers foi fotografada e veiculada em seu site e compartilhada nas suas mídias sociais em 2013. Seus admiradores compartilharam também com o hastag – #flowersbyfreedom – e foram milhares de compartilhamentos, o que gerou em 23 de julho de 2015 a devolução de seu passaporte.

Florescer

O resultado dessa poética artística inspirou Weiwei a criar 16 painéis de porcelana com milhares de delicadas flores que percorrem o mundo, nas inúmeras exposições que promove. Florescer é uma instalação que remete à ação diária do artista de chamar atenção para a restrição do Estado às liberdades individuais. Também para lembrar a campanha o Desabrochar de Cem Flores (1956- 1957). Um período na história da República Popular da China durante o qual o Partido Comunista incentivou a expressão das mais variadas escolas de pensamento (inclusive anticomunistas) para corrigir e melhorar o sistema.

A artista indiana Shilpa Gupta, deu voz aos poetas presos e silenciados em suas crenças com o apoio da tecnologia, com uma visceral instalação sonora  For In Your Tongue, I Can Not Fit -100 Jailed Poets, este ano na Bienal de Veneza. Sem a tecnologia, o americano Bill Viola nem nascia como artista. Ele é um dos pioneiros na exploração de novas mídias nas artes visuais. Conheci sua fascinante obra Três Mulheres, na Bienal Internacional de Curitiba, em 2015, exposta na Catedral.

São centenas, inúmeros  e talentosos artistas que se utilizam da tecnologia e hoje têm o apoio de suas mídias sociais para expor suas ideias, compartilhar seus anseios como testemunhos de um tempo que não deixará vestígio e nem memória, como as formas artísticas delineadas no duro mármore branco de grandes artistas do passado. Ainda assim, continuo apostando na narrativa artística da tecnologia. É o espírito do nosso tempo.

Vale lembrar que antes de Weiwei criar Florescer, os painéis com delicadas flores em porcelana, o artista a fez existirem na vida real. Singelas flores coloridas que abarcavam um conceito tão grandioso e significativo! 

Florescer é preciso para um novo mundo, mais solidário e com sistemas políticos mais justos, pois até hoje a humanidade ainda não conseguiu achar um denominador comum para as organizações sociais que contribuam para o desenvolvimento do homem, com liberdade e qualidade de vida!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *