Liz 
1964
Serigrafia sobre papel

A inseparável Polaroid de Andy Warhol

A fotografia instantânea foi fundamental para carreira de Andy Warhol e no início foi a principal fonte de rendimentos do artista. A inseparável Polaroid foi o primeiro fator para os retratos feitos em serigrafia do artista.

Autorretrato – 1966

“O procedimento de Andy Warhol para fazer um retrato era mais elaborado (…) Capturava muita fotos, escolhia uma imagem, cortava, modificava e maquiava para  pessoa parecer mais atraente possível. Resumindo, fazia aos outros aquilo que queria que os outros fizessem a ele”, Pat Hackett. Fonte: mostra de Andy Warhol em Roma.

Man Ray – 1974 Serigrafia sobre papel
Giorgio Armani 1981 Serigrafia sobre papel
Mário Valentino – 1981 Serigrafia sobre papel

Warhol realizou retratos fotográficos de protagonistas do mundo da moda como Gianni Versace, Valentino, Giorgio Armani; do cinema e do esporte, como Sylvester Stallone, Arnold Shwarzenegger, Muhammad Ali; homenageia artistas que mais gosta, Man Ray, Roy Lichtenstein, Francesco Clemente.

Drag Queen – 1975 Serigrafia sobre papel
Ladies e Gentlemen – 1975

Em 1974 seu trabalho é sobre a artista drag queen de uma casa noturna de Nova York, chamada Golden Grape, da qual surge a série fotográfica Ladies and Gentlemen.

“Alguns críticos dizem que sou uma pessoa nula e isso não ajudou em nada o meu sentido de existência. Depois me dei conta que a mesma existência não é nada e me senti melhor”

 

 

 

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *