images

Coleção maldita do mercador de artes que servia Hitler vai para Berna

Apesar dos protestos da família herdeira dos Gurlitt, obras valiosas assinadas por Picasso, Monet, Cezanne, Renoir, Coubert, Matisse, farão parte do Museu de Belas Artes de Berna, na Suíça. A coleção, mesmo maldita pela história que carrega, é bem vinda e já tem exposições marcadas para o próximo ano.

O Tribunal de Munique, Alemanha, reconheceu que Cornelius Gurlitt, filho do mercador de artes, Hildbrand Gurlitt, que servia Adolf Hitler nos tempos do nazismo, estava lúcido e em pleno uso de suas faculdades mentais quando escreveu o seu testamento deixando como herança a sua vasta e controversa coleção ao Museu de Belas Artes de Berna.

O testamento, redigido em 2014, um pouco antes de sua morte, em novembro do mesmo ano foi impugnado pela prima de Gurlitt, parente mais próxima, Uta Werner argumentando que o ancião sofria de demência. Mas a Corte negou a acusação, não concedendo o recurso.

kunstmuseum-bern-gurlitt

Berna

O Museu de Berna, que aceitou a doação em novembro de 2014, respondeu com alívio: “Estamos felizes e aliviados pela decisão da Corte”, disse o porta-voz Marcel Brülhert. As obras, cerca de de 1.500, contam pinturas, litografias e xilografias de Picasso, Monet, Cezanne, Kirchner, Dix, Matisse, Renoir e Coubert.

O tesouro, achado em 2012 e 2014, nos dois apartamentos de Gurlitt em Munique e Salsburgo, precisa de ao menos outros dois anos de trabalho para desvendar o mistério de todas as procedências, visto que somente 100 peças foram parte dos saques nazistas. E as outras? Mesmo assim já preparam as mostras: a primeira no Bundeskunstalle di Bonn e a outra no Kunstmuseum di Berna.

Fonte: Exibart

Comments are closed.