img_0069

Gatos e suas inspiradoras traquinagens

gatos1

Os egípcios consideravam os gatos sagrados. Atualmente, em passeios turísticos muitos guias em Roma, Itália, dizem que foi Cleópatra quem introduziu o bichano no convívio doméstico da cultura romana.

img_0069Independente da história, os gatos efetivamente exercem fascínio nas pessoas e suas traquinagens e o modo de ser, felino, elegante, inteligente são fonte inspiradora para artistas, sobretudo fiéis companheiros de alguns famosos em momentos de criação e lazer.

4jrufnyica_tdn74jt45_file

Uma americana, Alisson Nastasidecidiu mostrar 50 fotos, num livro, de famosos com seus gatos. 

499px-pierre-auguste_renoir_-_julie_manet-333x400
A criança e o gato – Renoir

Pierre-Auguste Renoir, o pintor impressionista francês presenteou a humanidade com inúmeras telas em que coloca pessoas com seus gatos de estimação. Provavelmente, ele era apaixonado por gatos.

img_7690

Um passeio mais detalhado a Roma poderá levá-lo a um interessante e histórico condomínio de gatos. Nas famosas ruínas do Largo Torre Argentina, as pessoas abandonam gatos e ali voluntários tratam de alimentá-los. img_7687

Eles vivem tranquilos naquele espaço com tanta memória alheios ao barulho e o caos do trânsito romano. Uma placa da prefeitura solicita que não abandonem mais gatos ali, tal é o número.

img_7877

Por fim, conviver com eles é um reciclar eterno de energia. Sem vincular a questão a fatos esotéricos, o reciclar energia significa transformar o tédio em ternura ao perceber o quanto são refinadas em suas traquinagens. Um puro deleite!

claudia-079

Ao belo e enigmático AmonRá, meu gato( in memorian) foi um aprendizado conviver durante 16 anos. A inspiração que precisei para essa reflexão.

Interessante que pela fleuma, os gatos não mostram envelhecimento. Talvez eles saibam o segredo da eterna juventude!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.