Olympia_2016_-_Rio_(2).svg

Bom senso de Roma que faltou ao Rio

Enquanto o Rio de Janeiro decreta estado de calamidade pública financeira a menos de dois meses das Olimpíadas de 2016, os cidadãos romanos elegem como prefeita nesse mês de junho, a jovem Virginia Raggi,do Movimento Cinque Stelle (M5S), justamente porque ela defendeu, durante a campanha, a não realização das Olimpíadas, em 2024, em Roma. Bom senso dos italianos que faltou a nós brasileiros…

“Congelamos o desejo de realizar as Olimpíadas nesse momento histórico”, disse ela numa entrevista. “Isso porque daqui até 2024, os romanos estarão todos mortos. No esgoto, no tráfico, na falta de serviços essenciais que os representantes locais devem assegurar aos cidadãos”. Além de não descartar a possibilidade futura de realizar o evento internacional na cidade, ela deixa claro que depois de restaurada a estrutura social e financeira será possível, sim.

Infelizmente esse discernimento e clareza de ideias sobre políticas sociais, nós brasileiros, temos dificuldades em impor aos nossos políticos. Na escolha falou mais alto a vaidade que alimenta a indústria do espetáculo apoteótico, também corrupta, ao permitir que o Rio de Janeiro fosse sede dos jogos olímpicos. “A cidade maravilhosa” , entre aspas mesmo, que de maravilhosa só tem a esperança dos cariocas focada nos braços abertos de Cristo no alto do morro, está se desintegrando. De resto, o tráfico, a violência, a pobreza, a falta de saneamento e a ignorância de seus governantes, são lugar comum na tradicional e glamourosa cidade brasileira.

O professor da FGV-Rio Michael Mohallem diz que a medida do governo do RJ é um “atestado de má gestão” e “passa uma imagem terrível para o mundo” às vésperas da Olimpíada.

M5S

grillo_movimento_5_stelle3

Recapitulando sobre um dos movimentos que mais cresce na Itália e que é composto por cidadãos sem vínculos políticos anteriores, o PanHoramarte republica um artigo divulgado em 2013.

Cinque Stelle (M5S) é um movimento que surgiu em 2009 pelo convívio do artista, o humorista Beppe Grillo com seus amigos e hoje incomoda o Parlamento Italiano não só com piadas ácidas, mas com a vontade de mostrar que é possível construir um mundo melhor e dar um basta a corrupção na Itália. Nas últimas eleições, em 2013, obteve o voto de 8.784.499 italianos. O movimento defende uma democracia direta, é apartidário e usa a internet como força aglutinadora de ideias.

Beppe Grillo se recusa a ser chamado de líder e com o apoio de Gianroberto Caseleggio (1954-2016), que foi um experiente empresário no ramo da informática e político e criador e mantenedor do blog sobre humor e política e nele vincula o site do Cinque Stelle que tem vida própria.

Um ponto importante nas propostas desenvolvidas pelo Movimento, embora nisso o 5 Cinque Stelle receba muitas críticas especialmente da mídia tradicional,  é o cancelamento do financiamento público aos partidos e à imprensa. Os eleitos do M5S conseguiram reduzir os gastos de 18 mil euros para 2,5 mil euros e uma vez eleitos mantiveram a posição publicando online as cotas reembolsadas. Um vídeo mostra uma repórter italiana de esquerda entrevistando dois deputados do M5S sobre o assunto.Interessante a tensão entre os entrevistados e a jornalista que esquece de ser imparcial.

O olhar do cidadão italiano Augusto Fagioli é de esperança quando fala do M5S e afirma com orgulho que dentre os oito milhões e tantos votos um deles é o seu. Este empreendedor do ramo de hotelaria, que vive em Roma atua também na internet, com o site noteurbane.com, garante que o Cinque Stelle não tem líder. “Este é o ponto cardinal da filosofia do movimento, ao pedir para as pessoas não delegarem as próprias escolhas para outra pessoa ( as definidas como líder), e sim de participarem em primeira pessoa à causa pública”.

Olhar Crítico

A internet, o humor, a poética de um signo positivo – estrelas – fazem do movimento italiano, pacífico e organizado, uma esperança para o mundo, principalmente porque iniciou a partir da alma de um artista. As cinco pontas da estrela significam as questões básicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas- água, ambiente, transporte, desenvolvimento e energia. Resta esperar e apostar na sua fidelidade às propostas que o fizeram crescer e se transformar.

“O movimento 5 Stelle é uma associação livre de cidadãos. Não é um partido político e nem se pretende que se torne no futuro. Não ideologia de esquerda ou de direita, mas de ideias. Quer realizar uma eficiente e uma eficaz troca de opinião e confronto democrático fora dos vínculos legais associativos e partidários e sem a mediação de organismos diretivos ou representativos, reconhecendo a todos os cidadãos o papel de governo, endereço normalmente atribuído a poucos”. Esta é a missão do movimento.

Vale acompanhar os passos deste movimento para encontrar a receita certa, desenvolvê-la e adaptá-la  em outras culturas. 

Movimentos que se impõem por meio da violência, do discurso fácil, dos acordos ocultos, estão estacionados no passado e aliados a uma humanidade bélica e corrupta. Isto é retrocesso e não evolução.

Artistas, escritores, sonhadores brasileiros mãos à obras. Utilizem o poder transformador da arte e da literatura e a força da  internet para se unir e fortalecer ideias tendo como alvo um Brasil melhor!

 

 

 

Comments are closed.