IMG_4868

A riqueza artística da Academia de Belas Artes de Veneza

As mais extraordinárias obras de arte da Idade Média estão na Academia de Belas Artes de Veneza

Tintoretto
IMG_4910
São Marco libera um escravo. Tintoretto. 1547 a 1548.
Maestro di Ceneda
IMG_4783
Maestro di Ceneda. Coroação da Virgem e Comitente
Academia de Veneza

A Academia de Belas Artes de Veneza abriga uma das mais belas e monumentais coleções de telas do período bizantino e  gótico( 1300), até Renascimento e século X VIII, com obras de artistas que influenciaram toda a história da pintura europeia. Visitá-la é uma experiência indescritível.

. IMG_4769

Opulência

É como retroceder no tempo sendo conduzida pelas pinceladas de mestres da antiguidade como Tintoretto, Tiziano, Veronese, Bellini, Belloto, Guardi, entre outros, e perceber pela poética artística, a vida veneziana no passado,com  toda a sua opulência.

IMG_4876IMG_4877

A incomparável tela –  A Procissão na Praça de São Marco, de Gentili Bellini,  Veneza entre 1429/1507, mostra o esplendor da Igreja e a beleza arquitetônica da praça, a qual faz jus ao que Napoleão dizia sobre o local, “o salão mais elegante do mundo”.

IMG_4789

Uma extraordinária restauração devolveu a legitimidade da antiga sala de reuniões da poderosa Escola Grande de Santa Maria da Caridade, hoje sala 24  do Museu.

Tesouros artísticos

O local era espaço de reunião dos membros mais influentes da instituição e onde se conservam os registros, estatutos e relíquias.

IMG_4795

O complexo da Galeria da Academia ocupa a sede da Escola Grande de Santa Maria da Caridade, uma das mais antigas confraternidades laica da cidade.Nesse conjunto faz parte também a homônima igreja de Santa Maria e o monastério dos Canonici Lateranensi,  construído por Andrea Palladio.

Lorenzo veneziano
IMG_4778
Lorenzo Veneziano – entre 1356 a 1372 – Político Lion con l’Annunciazione.

Não somente Veneza ganha com esse riquíssimo acervo pictórico, também o mundo. São pelas pinceladas, expressões, estilo que os artistas

contam histórias.

IMG_4885

Visitar Veneza já é uma experiência única num roteiro de viagem. Mas para os amantes da arte é preciso acrescentar mais um dia para percorrer a Academia em algumas horas ( pouco, mas o suficiente para ter certeza que lá deverá voltar  e apreciar com calma a beleza e a riqueza artística do acervo), será a decisão mais acertada, e a garantia de que o passeio valeu a pena.

IMG_4816
Madona do Parto e dois devotos – Maestro della Madonna del Parto – 1375 a 1410.

Telas do início do cristianismo, num momento em que a Igreja Católica Apostólica Romana apenas começava a transformar fatos de acordo com os interesses políticos.

IMG_4868
Antonello de Saliba -1467/1535 – Anunciada.

 

 

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *