IMG_3875

Mercati Di Traiano e a história que o povo gosta de contar

Até o motorista de ônibus em Roma orgulha-se de contar fatos da história antiga da cidade eterna.

Colocar no roteiro turístico a visita ao Mercati Di Traiano, em Roma, onde hoje funciona o Museu dos Fóruns Imperiais, e ter a sorte de pedir informações a Francesco Carlini( motorista de ônibus urbano),  a visita terá muito mais significado.

Num breve bate-papo descobrirá  que as ruínas tem detalhes que não estão nos folhetos turísticos ou em catálogos formais. Tem lendas que são histórias que o povo gosta de contar, aquela que passa de boca em boca e fará com que o roteiro se torne bem mais interessante.

Quer saber mais?

“Você quer ir ao Mercati Di Traiano me acompanhe, é o ônibus que dirijo”, disse ele. “Quer saber por que foi construído e como?

IMG_3872

IMG_3870

Quem não quer saber!

Francesco, com olhos brilhando de empolgação, entre uma parada e outra e atenção cuidadosa ao trânsito, contou que Traiano ao conquistar o reino da Dacia (101 a 102), hoje Romenia, descobriu que o rei inimigo escondeu todo o ouro e a prata de seu reino no leito do rio Danúbio.

“O imperador Traiano achou este tesouro e construiu todo esse complexo aqui, a igreja e essa colossal coluna, contando a história de suas guerras”, aponta Francesco para o monumento ao lado de sua janela e avisa que é este o ponto para começar o roteiro turístico.

IMG_3986

As ruínas do complexo monumental chamado Mercados de Traiano foram descobertas entre os anos 1926 a 1934. Era um centro com diversas funcionalidades, construído para as atividades administrativas do imperador. O Museu dos Fóruns Imperiais que funciona no local foi inaugurado em 2007 e se constitui no primeiro museu de arquitetura antiga e mostra parte da decoração arquitetônica dos Fóruns, obtida com fragmentos originais e moldes em pedra.

IMG_3983

Olhar crítico

Vale visitar o espaço cultural e aproveitar para viajar no tempo. Citar a história repassada por Francesco, num breve relado, teve a intenção de mostrar que numa viagem turística a riqueza de experiências e conhecimentos fazem o roteiro ter um novo sabor. Mesmo sendo contada por um homem simples, embora bem educado.  Francesco sabe valorizar o patrimônio cultural de sua terra.

O fato do imperador Traiano (53d.C – 117 d.C) descobrir a riqueza  no leito de um rio, apesar dos inimigos terem escondido, para Francesco é algo fantástico e para o turista, talvez, trouxe uma pitada de tempero para acrescentar nesse percurso que voltou atrás no tempo e trouxe mais conteúdo ao que restou de um passado muito remoto.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *