banner1

Educação é para todos. Com SAM 2015 as ideias vão brotar!

A sociedade precisa dar força e participar cada vez mais de inciativas que provoquem mudanças, sobretudo na educação de um povo.

SAM 2015 ( Semana de Ação Mundial) , que acontecerá de 21 a 27 de junho, é a oportunidade para aqueles que desejam mudar o Brasil – para melhor. O foco é a educação gratuita, de qualidade, pública e laica para todos.

A Semana faz parte de um outro movimento muito maior  –  Campanha Global pela Educação (CGE) – que acontece em mais de 100 países desde 2003. É uma iniciativa da sociedade civil organizada com parceiros como a Unesco, Unicef, e muitas ongs e setores que atuam na área da educação. Um balanço do que foi feito até agora foi apresentado em maio deste ano, na Coréia do Sul.

PNE

É importante lembrar que em 25 de junho de 2014 foi sancionada a Lei 13.005/2014, no Brasil, que trata do Programa Nacional de Educação(PNE) para os próximos 10 anos. “Assim, o tema será contextualizado com a discussão em torno do primeiro ano de implementação do PNE. O objetivo é fazer uma grande pressão internacional sobre líderes e políticos para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais, no sentido de garantir educação pública, laica, gratuita, e de qualidade para todas e todos”.

Leia mais sobre o assunto no site do SAM- 2015 e descubra como você pode participar.

banner1

O PanHoramarte traz o tema como pauta por intermédio da ilustradora do site, que também criou o material gráfico da SAM 2015: Marcela Weigert. A imagem é o resultado da proposta de trabalho da Semana. O Brasil conectado e recebendo ideias que foram colhidas em diversos locais do mundo. A inclusão de todos está bem especificada nas imagens que se situam em ação conjunta, todos juntos, seres humanos e suas diversidades.

Olhar Crítico

A ideia principal é pôr em prática “um novo Programa Nacional de Educação, virar a página e construir uma nova narrativa”, anunciam seus organizadores.

Certamente é necessário virar a página e construir um novo paradigma. O momento não poderia ser mais oportuno. Não somente a questão dos professores, que é importante, sim, mas muitas outras, assim como os itens defendidos pelo SAM.   Vamos todos participar e transformar o Brasil. É urgente!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *