andy-warhol-marilyn11

‘Todo mundo vai ser famoso por 15 minutos’

Andy Warhol artista da pop-arte afirmou isto:

"Todo mundo vai ser famoso, nessa era, por 15 minutos"

É para mim, essa é a melhor frase para explicar nossa época . O dinheiro é a medida das coisas, ganhar dinheiro e ser famoso é ganhar a liberdade de poder fazer todas as coisas. É maquiavelismo! A honra, o orgulho, a ética, a vergonha, etc são conceitos esquecidos. A nova geração quer ser rica e sem esforço. A mídia apresenta esse estilo de ser para eles.

Eles não têm um minuto para os outros, o egoísmo é o conceito mais importante, quem é mais idiota tem maior chance para ser famoso e ganhar dinheiro fácil.

Tudo está modificando rapidamente, nós não sabíamos sobre o celular, a internet… apenas 15 anos antes. Hoje ninguém vive sem essas coisas.. O mundo rapidamente esta mudando mas é tudo para o consumo efêmero. Por exemplo, Big Brother Brasil está na décima edição, quem lembra os dez vencedores? Warhol tem razão porque depois de 15 minutos de fama, eles estão esquecidos. São consumidos muito rapidamente e as pessoas perdem o interesse neles. Quando eles reaparecem na mídia, vêm com a explicação de que são antigos BBBs. A mídia faz idealização de tipos de personalidade através deles, egoístas, individualistas, não acreditam no amor real e duradouro, são metidos e anti-intelectuais, sem ética e estética, etc…

Pela primeira vez na história o escritor George Orwell escreveu que ”O Big Brother está observando você” em seu livro chamado ”1984”. Esse é um livro desesperado. Bertrand Russel disse que Orwell perdeu a esperança para o mundo, por isso ele não seria como um profeta neste século.

Nesse livro, ”1984”, tem telemonitores que auxiliam a destruição da personalidade, da alma das pessoas monitoradas. Nesse mundo que o sistema cria, a realidade torna-se falsidade. As guerras aparecem nos monitores, e como num jogo, ninguém sabe se elas estão realmente acontecendo ou são uma mentira criada propositalmente. A polícia de mentes detém autoridade para controlar pensamentos e direcioná-los como quer, o relacionamento entre o passado e o presente é desfeito.

“Hoje também a mídia é como essa polícia de mentes, serve para os soberanos do mundo.”

No mundo todas as coisas são ilustres. O intelectualismo não é importante atualmente. O visual é mais importante do que a escrita. E o Big Brother ainda está nos observando… até quando acordarmos.

Erol Anar

10 Responses